Fato inédito, campeã de Apartação de criação nacional é exportada aos EUA

Nascida no Brasil, Shes Tilly Song 4M continuará sua campanha em pistas norte-americanas

Por ABQM - Quarto de Milha
14/11/2018 · Notícias

Muitos norte-americanos que vêm ao Brasil, sejam eles dirigentes de entidades da raça Quarto de Milha, como a American Quarter Horse Association (AQHA), a National Cutting Horse Association (NCHA), a National Reining Horse Association (NRHA) e outros profissionais voltados à Corrida, fazem elogios à qualidade do plantel brasileiro. E entre esses profissionais estão os juízes, que ao atuar nas diferentes modalidades enaltecem também o preparo e a performance de nossos treinadores. Logicamente não fazemos frente ao número de animais existente nos EUA, por ser o berço da raça, mas o patrimônio genético que está espalhado em vários estados do nosso território é compatível com o deles.

 

E comprovando esse perfil positivo de nossa criação, numa destas vindas de profissionais ao Brasil, o juiz AAAA da NCHA, Pat Taylor, foi mais atuante ainda, pois além de seu trabalho acabou adquirindo a potra de quatro anos, Shes Tilly Song 4M, filha dos comprovados reprodutores Tilly Playboy e Sonora Song 2I (Freckles Sana Doc). Nascida e treinada no Brasil, essa castanha, da criação de Adilson José de Almeida, titular da Estância 4M, em Presidente Prudente (SP), e pertencente a Raphael Salles Russo, morador na cidade de Campo Grande (MS), passa para a história da Apartação nacional como sendo o primeiro animal da modalidade a ser exportado para a terra do “Tio Sam”.

 

Essa comercialização teve a assessoria técnica do veterinário Ricardo Villaça, que além representar o Buffalo Ranch, no Texas, atende outros criadores nos EUA e Brasil. Ele contou como surgiu o interesse de Pat Taylor em Shes Tilly Song 4M. “Por ele ser um profundo conhecedor de genética, o Pat me perguntou após o término das provas do Potro do Futuro da ABCTA - AFOCAB, ocorrido nos dias 17 e 18 de agosto, para que descrevesse um perfil dos animais que havia julgado, pois revelou a necessidade de ampliar o cruzamento das matrizes americanas de linhagem de Apartação, onde mesmo com toda a farta quantidade de animais de lá estava afunilando para três ou quatro pedigrees”. Então, disse a ele que havia importantes linhagens que vem se destacando no mercado brasileiro, sendo que um dos cruzamentos que vêm comprovando resultado era o da potra que ele havia escolhido para ser a campeã das categorias Aberta e Aberta Limitada, a Shes Tilly Song 4M. “Mostrei também a ele que era possuidora de um sangue que encaixaria nos principais garanhões, como Metallic Cat, High Brow Cat, Dual Rey e outros”. Além disso, por conhecer bem o nosso plantel, disse a ele que o Brasil é farto em animais de apurada genética e um mercado excelente para adquirir excelentes produtos por valores bem menores que outros países. “Senti então que ele despertou o interesse pela potra, mas que não seria fácil essa transação pois, tanto o Raphael Russo como o treinador José Carlos Rodrigues, estavam muito contentes com o desempenho dela, mas que poderia aproximá-los para uma conversa”.

 

Durante as negociações, Raphael disse que havia comprado a potra em abril, num leilão no Congresso da ABQM, e que tinha a intenção de apresenta-la na prova de Ranch Sorting, mas acabou por deixa-la na Apartação, aproveitando também que o José Carlos Rodrigues estava instalando seu CT em Campo Grande. Ele informou ao Pat Taylor, acompanhado por sua esposa, que o animal já em sua estreia no Potro do Futuro ANCA Millionaire 2018, tinha sido a campeã da categoria Aberta Limitada. O treinador emendou, dizendo que no PF da ANCA, na Aberta, perderam um boi e não conseguiram ir para a final, mas na Aberta Limitada ela sagrou-se campeã, com o Jairo Robert.

 

Villaça disse que não era a intenção de Raphael vendê-la, pois era seu primeiro potro do futuro e ele queria ficar com ela. Mas diante da proposta apresentada e a revelação do casal norte-americano que a potra continuará a campanha nos Estados Unidos e será apresentada por Lloyd Cox, um dos maiores campeões da modalidade, Raphael concluiu: “Por ser uma potra de criação nacional, pela exposição que acontecerá, sinto-me feliz ao pensar no que isso tudo possa representar para a criação brasileira. Acho que foi bom para mim como proprietário, para o treinador e o Adilson, seu criador. É um fato marcante para o cavalo de trabalho nacional, principalmente à Apartação”.

 

Fonte: https://www.abqm.com.br/pt/noticias/fato-indito-campe-de-apartao-de-criao-nacional-exportada-aos-eua

Foto: Roberto Mattos